sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Anahi

Anahí Giovanna Puente Portilla mais conhecida simplesmente como Anahí (Cidade do México, 14 de maio de 1983) é uma cantora, atriz, compositora, empresária, dançarina, modelo e estilista de moda do México, foi considerada uma das 10 artistas mais influentes do México em 2011 segundo a Revista Actual, a Rainha Mexicana do Twitter, a 10° mulher mais sexy do planeta segundo a revista VIP, e a ex-RBD mais popular do Brasil pelo site UOL.

Começou a carreira quando tinha apenas dois anos de idade, atuando no programa Chiquilladas, onde ficou até 1988. Depois de lançar 4 CD's solos e participar de diversas novelas e filmes, em 2000 foi convidada para fazer seu primeiro protagônico na TV, na novela méxicana Primer amor - A Mil Por Hora, exibida em 2003 no SBT.

Somente em 2004 ganhou fama mundial, ao participar da novela mexicana Rebelde interpretando Mia Colucci, exibida em 2005 também pelo SBT. Com a novela, surgiu a banda RBD, onde eles conseguiram diversos discos de platina e de ouro e realizaram turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas, onde chegaram a receber duas indicações ao GRAMMY Latino e ganharam vários prêmios, entre eles Premios Juventud, Billboard Latin Music Awards, Prêmios Lo Nuestro e outros mais. Eles conheceram mais de 23 países, cantaram em mais de 116 cidades, venderam mais de 15 milhões de discos, 4 milhões de DVD's, além dos 17 milhões de downloads na Intrernet. Em 15 de agosto de 2008 o grupo anunciou a separação e realizou uma turnê de despedida, que foi concluida em 21 de dezembro de 2008 em Madri, na Espanha. Com o fim do grupo, Anahí retornou a carreira solo.

Lançado em 24 de novembro de 2009, o seu quinto álbum, Mi Delirio ficou oito semanas no Mexican Albums Chart do México e nos Estados Unidos debutou em #4 no Billboard Top Latin Albums e em #2 no Latin Pop Albums, ficando 4 semanas no topo. No final de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê mundial, a Mi Delirio World Tour que segundo a Billboard, foi a 7ª turnê mais lucrativa do primeiro trimestre de 2010. O single Alérgico tornou-se sucesso internacional de número um, atingindo o topo do iTunes México e foi a segunda música mais tocada em 2010 no México. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de cinco indicações ao Prêmios Juventud e três ao "Orgulhosamente Latino", ganhando em Cancíon Latina Del Ano com Me Hipnotizas. Além de ganhar uma versão Deluxe, o álbum rendeu um disco de ouro por mais de 20.000 cópias vendidas no Brasil, sendo a segunda mexicana a conquistar esse marco. A primeira foi Thalía, com En Éxtasis em 1997.

Atualmente protagoniza a novela mexicana Dos Hogares, onde faz Angélica Estrada. Além de protagonizar a novela, prepara seu novo disco, que será lançado em abril de 2012.

Em 26 anos de carreira são mais de 3 milhões de CDs, 5 álbuns, 15 telenovelas, 10 séries, 8 filmes, 5 peças de teatros, 200 comerciais e inúmeros prêmios como cantora e atriz.


Anahí nasceu na Cidade do México em 14 de maio de 1983, filha do escritor Enrique Puente e da dona de casa Marichelo Portilla. Ela possui duas irmãs, uma chamada Diana e a outra chamada Marichelo, como a mãe.

Anahí começou sua carreira aos dois anos de idade, por pura casualidade, no programa infantil "Chiquilladas", da Televisa quando foi acompanhar sua irmã Marichelo a gravação do programa e durante o intervalo pegou uma escova e começou a cantar e dançar na frente do espelho e foi quando chamou a atenção do produtor que resolveu coloca-la enfrente as câmeras para ver a reação da pequena. Assim, tornou-se parte do programa, onde além de atuar, interpretava o tema de encerramento diário: Te Doy Un Besito. Desde muito pequena a atriz-mirim veio realizando vários trabalhos na televisão, supreendendo a todos com seu carisma e qualidade artística inata. Ainda durante vários anos, a pequena notável foi a imagem de uma famosa marca de refrigerantes, a Pepsi-Cola. Além de "Chiquilladas", Anahí participou de outros porgramas infantis, como "La Telaraña", em 1986 e "Súper Ondas", em 1989.

Desde então, a atriz não se limitou somente à televisão e passou a atuar nas telonas, em filmes como "Asesinato a Sangre Fría", e Había Una Vez Una Estrella, com David Reynoso e Pedro Fernández, ambos em 1989. Por sua atuação neste último filme, recebeu em 1991, o prêmio Palma de Oro por seu destaque como atriz infantil. Em 1991, grava outro filme, "Nacidos Para Morir", com Humberto Zurita, e neste mesmo ano atua nas novelas "Garotas Bonitas", La Pícara Soñadora e Madres Egoístas.

Em 1992, participa nos filme "Ayúdame Compadre", onde atua junto de sua irmã Marichelo; "El Ganador", e "No Me Defiendas Compadre". Além disso atua na telenovela "Ángeles Sin Paraíso" e grava seu primeiro disco, Anahí, que promove por toda a República no ano seguinte, quando se apresenta durante cinco semanas no circo Atayde, com El show de Anahí.

Em 1993, Anahí interpreta o tema "Mensajero del Señor", dedicado ao Papa João Paulo II, devido à sua visita a Yucatán, México.

 Em 1995, aos doze anos, participa de Alondra, novela mais exitosa da época, que foi vendida para vários países e foi a que fez com que a Anahí ficasse conhecida em outros países como Espanha e Venezuela. Ainda no mesmo ano Anahí grava a série Mujer, Casos De La Vida Real que mostra o cotidiano de mulheres trabalhadoras que cuidavam dos filhos. Em 1996, lança seu segundo disco ¿Hoy Es Mañana? e grava a telenovela "Tú y Yo". Em 1997, grava a telenovela Mi Pequeña Traviesa e lança seu terceiro disco, Anclado En Mí Corazón, já em 1998, atua em Vivo por Elena e Gotita De Amor.

Após a morte de 3 fãs durante uma tarde de autografos no Brasil em 04 de fevereiro de 2006, Anahí lançou junto ao grupo RBD a "Fundación Sálvame" (em homenagem a música Sálvame) para ajudar crianças de rua. Iniciou suas operações em 01 de maio de 2007. A fundação serviu no México, Brasil e Espanha. A primeira atividade para errecadar dinheiro seria atravéz de um show gratuito em Copacabana no Rio de Janeiro e tudo que os patrocinadores iriam destribuir, iam diretamente para a fundação. Porém, por motivos desconhecidos até hoje, o show não foi realizado.


''8 segundos...o meu mundo parou, mas lutei e saí com meus próprios pés, eu fui buscar uma firmeza interior, que nem sabia que tinha. O primeiro passo foi assumir: sim, eu tenho, mas vou sair dessa e seguir adiante, hoje, não tenho mais medo, pois sei que posso ser mais forte que ela. Deus me deu uma segunda oportunidade e neste momento soube que era por algum motivo, era para fazer feliz muitas pessoas, que como eu, necessitavam de um abraço. Estou sempre em tratamento, me monitorando, porque, assim como ocorre com outros vícios, sei que terei que conviver com a sombra dessa doença até o fim''
 — Anahí sofreu de Anorexia e Bulimia na adolescência






Nenhum comentário:

Postar um comentário