quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Entenda o SOPA e veja como a internet reagiu a ele

Ontem todo mundo falou e falou sobre a SOPA, mas muita gente não sabe, de fato, o que essa sigla significa. SOPA e PIPA, abreviações de Stop Online Piracy Act e Protect IP Act. Tratam-se de dois projetos de lei norte-americanos que, se aprovados, irão mudar e muito a forma como usamos a internet atualmente.

O que eles pretendem?
Impedir a pirataria na internet. Para isso, irão usar uma espécie de bloqueio DNS (mesma tecnologia usada pela China) para censurar o que bem entenderem. Basicamente, quando você digitar um determinado endereço no seu navegador e o seu IP estiver bloqueado na SOPA, o site não ficará disponível para você.

A ideia master é bloquear o compartilhamento de qualquer conteúdo que esteja protegido por direitos autorais. Ou seja, músicas, filmes, textos, imagens… Tudo isso sumiria da internet. Assista ao vídeo abaixo, ele explica certinho como a SOPA irá funcionar:

Reações
Ontem, a internet parou para se unir e mostrar sua força. Atualmente, a SOPA está ganhando. A indústria de entretenimento está ajudando a fazer o projeto de lei virar realidade e, com isso, mais de 2 milhões de dólares foram arrecadados para o projeto entrar em vigor. Empresas como Google, eBay e Yahoo tentam ajudar a fazer com que esse pesadelo se torne realidade, porém, somente 500 mil dólares foram doados.

O que acontece, então? A internet mostra a sua cara. Vários sites resolveram se pronunciar e censurar de alguma forma o seu conteúdo. Foi o chamado SOPA Blackout.

O Vimeo ficou assim…

A Wired ficou assim…

O site da Mozzila ficou assim…

O Greenpeace, assim…

O WordPress, assim…

O Flickr, assim…

A Wikipedia assim…

O Google assim…

Você pode ver a lista com os mais de 75 mil sites que participaram do SOPA Blackout ontem http://sopastrike.com/on-strike/.

No Brasil, essa lei não vale de nada (por enquanto). Mas, se ela entrar em vigor nos EUA, a certeza de que se propaga ao redor do mundo é quase de 100%. Ou seja, vale a pena ajudar. Afinal, qualquer forma de censura é errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário